segunda-feira, 13 de julho de 2009


Aula do dia 20/06/2009

Nossa aula começou às 7 horas, com uma oração do Pai Nosso. Depois começamos as atividades, aula foi tipo seminário com atividades em grupos, teve debates, interpretação de texto, fizemos resumo, cartaz e apresentação.
Foi discutido o módulo 5, que fala sobre educação na perspectiva conservadora; Educação na perspectiva crítica; Reestruturação capitalista; Reforma do estado e do mundo do trabalho.
Debatemos ainda, entre grupos e houve perguntas do tutor sobre as 5 (cinco) visões.
Durkehein John Dewey Theodore Sehultz Althusser Gramsci


1º Visão de Durkhein
A sociedade é um organismo e cada um tem sua função.
Governantes: determinam.
Trabalhadores: obedecem
Na educação o professor sabe tudo e o aluno nada tem para contribuir.
Ele defendia que a burguesia tinha um tipo de estado e o proletariado outro.
A sociedade é organizada a partir do nascimento.



2º John Dewey e a nova escola
Ele é homem da sociedade moderna. A escola nova requer trabalhadores na educação, John Dewey é um problema do processo educativo.


3º Theodore Sehultz
Teoria de capital humano.
Educação como o principal recurso aplicado.
Recomendação de aplicação de pelo menos 6% do produto interno bruto PIB.
Taxa de mais valia.


4º Althusser
A escola como aparelho ideológico do estado.
Aparelho ideológico.
Segundo Althusser:
Os indivíduos passam boa parte de sua vida na escola.
Porque é a escola que especializa as pessoas e as diferenças para as futuras atribuições no processo de produção, designando-ás para os papéis de exploradas, como para os de agentes da exploração e profissionais da ideologia
.


5º Gramsci
Conceito :
A escola é em espaço de formação do intelectual. Para Gamsci a dominação burguesa sobre o proletariado se dá em diversas estâncias. Portanto para ele nada é determinado para prioridade antes do acontecimento.

Portanto esse é o meu comentário. Gostei muito da aula e aprendi muito, como cada um deles tinha uma visão diferente do mundo, mas nem sempre se concretizava as coisas.


Cursista: Clarice de Campos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário